Grupo de Pesquisa Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII: Origens, Influências e Bases Científicas e Filosóficas

Responsável pela organização dos colóquios, atualmente o Grupo investiga o surgimento da ciência moderna nos séculos XVI e XVII e suas bases metafísicas, organizando-se nos seguintes eixos de pesquisa:
  1. A recepção da filosofia da natureza de Aristóteles, na Antigüidade Tardia, com especial atenção a Filopono de Alexandria e suas noções de extensão material, extensão espacial e conceito de força cinética impressa e incorpórea, elaborado em sua teoria do movimento, na Idade Média, especialmente quanto ao hilemorfismo e à incorporação pelos medievais do legado aristotélico na construção de uma teoria das ciências intermediárias, como nas teorias do movimento de Buridan, Oresme e Bradwardine, as quais prenunciam a ciência do século XVII;
  2. A recepção da filosofia da natureza de Aristóteles nos séculos XVI e XVII, sobretudo as críticas que a nova ciência, no momento decisivo de sua origem, dirige à herança do aristotelismo escolástico, mais particularmente, a ruptura efetuada por Galileu Galilei na análise do movimento, com a negação da heterogeneidade entre o mundo celeste e o mundo sublunar, a crítica dos autores cartesianos ao hilemorfismo teleológico da escolástica, a revolução astronômica de Copérnico, Galileu, Kepler e Newton, teoria do movimento de Descartes, Galileu e Newton;
  3. O impacto e a influência da revolução científica dos séculos XVI e XVII, especialmente Galileu, Descartes, Gassendi, Hobbes, Boyle, Huygens, Leibniz e Newton.
O Grupo encontra-se intimamente vinculado ao Projeto Temático A Filosofia de Aristóteles, Fapesp 2005/58322-7, cuja pesquisa visa o estudo sistemático da filosofia de Aristóteles, buscando pôr em evidência as relações conceituais vigentes entre suas diferentes disciplinas, assim como a influência e a apropriação da filosofia aristotélica, estudada com vistas a uma melhor compreensão dela própria e de sua história intelectual. O projeto conta com sete professores, todos diretamente envolvidos com temas da filosofia aristotélica em meio universitário.

O Grupo conta com pesquisadores prioritariamente dos Departamentos de Filosofia da UNICAMP e da UFBA, instituições nas quais ocorrem paralelamente os sub-grupos de estudo dos temas supracitados: Profa. Dra. Fátima R. R. Évora (Líder-UNICAMP), Prof. Dr. Luiz R. Monzani (Lider-UNICAMP), Prof. Dr. Enéias J. Forlin (UNICAMP), Prof. Dr. Lucas Angioni (UNICAMP), Prof. Dr. Márcio Augusto Damin Custódio (UFBA), Prof. Dr. Tadeu Mazzola Verza (UFBA), Prof. Dr. Marcelo Moschetti (UESC) e Cristiano N. Resende.