Este blog divulga a série de Colóquios sobre História e Filosofia da Natureza dedicados a pesquisa em História da Filosofia.

Apresentação dos Colóquios em História da Filosofia da Natureza

Em 2008, a série de Colóquios de História da Filosofia da Natureza, em sua oitava edição anual consecutiva, dedica-se ao tema Necessidade e Eternidade com especial ênfase na filosofia de Aristóteles e no aristotelismo.

O Colóquio é organizado pelo Grupo de Pesquisa “Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII: Origens, Influências e Bases Científicas e Filosóficas”. Certificado pela UNICAMP e credenciado junto ao CNPq, o Grupo existe, em sua versão atual, desde 1997.

O Grupo começou a se reunir de fato em 1994 sob a denominação de Grupo de Estudos da Física de Aristóteles, oriundo de um interesse comum de professores e alunos da Pós-graduação em Filosofia da Unicamp. Entre os professores, participaram do Grupo, desde o início, Luiz R. Monzani e Fátima R. R. Évora. Eram, então, alunos do programa: Lucas Angioni, atualmente professor da Unicamp, Tadeu Mazzola Verza e Márcio Augusto Damin Custódio, professores da Universidade Federal da Bahia e Marcelo Moschetti, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Bahia).

A História dos Colóquios

A série de Colóquios de História da Filosofia da Natureza, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp, pelo Grupo de Pesquisa “Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII: Origens, Influências e Bases Científicas e Filosóficas” e pelo GT de História da Filosofia da Natureza (ANPOF), reúne pesquisadores e estudantes de pós-graduação em História da Filosofia, História da Filosofia da Natureza, Epistemologia e História do Pensamento Científico de todo o país com a finalidade de promover a pesquisa na área e possibilitar o intercâmbio acadêmico. Foram realizados os seguintes eventos:

  • I Colóquio de História da Filosofia da Natureza, dedicado ao tema “Bases Científicas e Filosóficas da Ciência Moderna”, coordenado pela Profa. Dra. Fátima Regina R. Évora e realizado de 18 a 19 de setembro de 2002 no Depto. de Filosofia de UNICAMP, teve como objetivo discutir o surgimento da ciência nos séculos XVI e XVII e suas bases científicas e filosóficas.
  • II Colóquio de História da Filosofia da Natureza, dedicado ao tema “Espaço e Tempo”, coordenado pela Profa. Dra. Fátima Regina R. Évora e realizado de 14 a 15 de outubro de 2003 no Departamento de Filosofia de UNICAMP, teve como objetivo discutir a evolução dos conceitos de espaço e tempo.
  • III Colóquio de História da Filosofia da Natureza, dedicado ao tema “A recepção da física aristotélica na modernidade”, coordenado pela Profa. Dra. Fátima Regina R. Évora e realizado de 06 a 08 de outubro de 2004 no Departamento de Filosofia de UNICAMP, teve como objetivo discutir a recepção da física aristotélica na Idade Moderna e a influência do pensamento medieval sobre a revolução científica dos séculos XVI e XVII.
  • IV Colóquio de História da Filosofia da Natureza, dedicado ao tema “Necessidade, Contingência e Teleologia”, coordenado pelo Prof. Dr. Lucas Angioni e realizado de 15 a 17 de novembro de 2005 no Departamento de Filosofia de UNICAMP, teve como objetivo reunir pesquisadores em torno de um eixo temático em que se encontram a ontologia, a lógica e a ética, em várias de suas ramificações, a saber, as relações entre necessidade, contingência e teleologia..
  • V Colóquio de História da Filosofia da Natureza, dedicado ao tema “30 anos de Estruturalismo” coordenado pela Profa. Dra. Fátima Regina R. Évora e realizado de 21 a 23 de junho de 2006 no Departamento de Filosofia de UNICAMP.
  • VI Colóquio de História da Filosofia da Natureza, dedicado ao tema “O Diálogo entre o aristotelismo e a modernidade”, coordenado pelo Prof. Dr. Tadeu Mazzola Verza e pelo Prof. Dr. Márcio Augusto da Damin Custódio, e realizado de 21 a 23 de outubro de 2006, no Mestrado em Filosofia da Universidade Federa da Bahia. O Colóquio tratou da relação entre física e matemática na Revolução Científica dos séculos XVI e XVII, e teve como objetivo discutir a introdução das matemáticas na explicação do mundo físico.
  • VIII Colóquio de História da Filosofia da Natureza, em 2007, dedica-se ao tema substância e matéria, e homenageia o Professor Balthazar Barbosa Filho, que não apenas destacou-se como professor e pensador, mas marcou profundamente o modo pelo qual os membros do Grupo de Pesquisa “Revolução Científica” compreendem o debate e a argumentação em filosofia. De no IFCH-UNICAMP, de 29 de Outubro a 1º de Novembro.

Programação do VIII Colóquio

Publica-se, abaixo, a programação provisória do VIII Colóquio de História da Filosofia da Natureza. Poderão ser alterados os professores convidados, bem como os horários de apresentação. Em breve, com a programação definitiva, publicaremos os títulos das conferências plenárias e das comunicações.

VIII Colóquio - Programação de 22 de Abril de 2008

9h00 Abertura
Profa. Dra. Fátima R. R. Évora

10h00 Mesa-Redonda O Tema da Necessidade no Século XVII
Profs. Drs. Enéas Forlim, Anastasia G. Itokazu e Marcelo Moschetti

15h00 Comunicações

16h00 Conferência
Profa. Dra. Ethel Rocha

VIII Colóquio - Programação de 23 de Abril de 2008

10h00 Mesa-Redonda Eternidade e Necessidade no Pensamento Medieval
Profs. Drs. Fátima R. R. Évora, Márico A. D. Custódio e Tadeu M. Verza

15h00 Comunicações

16h00 Conferência
Prof. Dr. Bento Prado Neto

VIII Colóquio - Programação de 24 de Abril de 2008

10h00 Mesa-Redonda em Filosofia Antiga
Profs. Drs. Marco Zingano, Lucas Angioni e Fátima R. R. Évora

14h00 Conferência
Prof. Dr. Klaus Corsilius

16h Encerramento

VII Colóquio - Programação de 26 de Outubro de 2007

18:30 Mesa de Abertura

Profa. Dra. Fátima Regina Rodrigues Évora (UNICAMP) Prof. Dr. Márcio A. D. Custódio (UFBA), Prof. Dr. Tadeu Mazzola Verza (UFBA) e Prof. Dr. Enéias Forlin (UNICAMP)

19:00 Conferência Plenária

Profa. Dra. Giulia Belgioioso (Università degli Studi di Lecce). “A dúvida Hiperbólica cartesiana”

Programação VII Colóquio de História da Filosofia da Natureza

Publica-se, abaixo, a programação provisória do VII Colóquio de História da Filosofia da Natureza. Poderão ser alterados os professores convidados, bem como os horários de apresentação. Em breve, com a programação definitiva, publicaremos os títulos das conferências plenárias e das comunicações.

VII Colóquio - Programação de 29 de Outubro de 2007

16:00 | Mesa redonda: História da Filosofia da Natureza

Profa. Dra. Fátima Regina Rodrigues Évora (UNICAMP) “A crítica de Filopono ao conceito aristotélico de matéria prima”

Prof. Dr. Márcio A. D. Custódio (UFBA) “A classificação das ciências que tratam da matéria em Tomás de Aquino”

Prof. Dr. Tadeu Mazzola Verza (UFBA) “Sobre a substância celeste em Averróis”